quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Durante 15 dias realizamos o nosso sonho!!!!


Ainda faltavam 6 meses para a partida e já a malta (Deni, Flávio, Henrique, Carlos, Margarida e Valter) fazia planos de como realizar esta viagem de sonho, fazer o Caminho Francês de Santiago de bike durante 15 dias, tivemos de nos preparar a vários niveis (Preparação fisíca, Logistica, Patrocinios e claro muita força de vontade). Partimos de Benafim de Carrinha em direcção a uma pequena localidade de França (Sean Jean Pierre de Port), para iniciar a nossa peregrinação e levantar as credênciais do Peregrino (passaporte que é carimbado ao longo do percurso comprovando que somos peregrinos), e é obrigatório a sua apresentação nos Albergues. Durante 15 dias percorremos os 900 km, (S.J.Pierre do Port; Roncesvalles, Pamplona, Puente La Reina, Logrono, Burgos, Leon, Astorga, Ponferrada,Villafranca, Cebreiro, Triacastela, Portomarin, Santiago Compostella) e encontramos peregrinos de todos os cantos do mundo que faziam o percurso a pé, todos os anos milhares de peregrinos realizam este percurso durante 30 dias, apanhando sol, chuva, frio e mt lama, e mesmo assim todos os dias caminhavam para chegar a Santiago. Durante a viagem todos os peregrinos confraternizam, apesar das diferentes linguas, é admiravél como todos se falam, é um ambiente formidável, falamos com imensa gente. Quanto ao percurso, quase todo em terra batida, passando por todas as pequenas aldeias em pedra que transbordam de história, imensos monumentos, parecia que o tempo tinha voltado para trás e durante a viagem nunca nos perdemos e nem foi preciso de mapa pois o caminho estava bem sinalizado em ambos sentidos. Foi uma viagem que nos marcou, pelas amizades que fizemos, pelas dificuldades que enfrentamos. No final fomos a Catedral levantar o diploma comprovando a realização do caminho Francês de Santiago. De Santiago de Compostella regressamos novamente para a terra dos Algarves, de carrinha com uma enorme vontade de repetir a viagem dos nossos sonhos. Até breve Caminho de Santiago!!!!! Ânimo!!!











Após meses de preparação, expectativas,ansiedades, angústias, incertezas, finalmente partimos de Benafim com uma carrinha de 9 lugares em direcção a França, pequena localidade Saint Jean de Pied de Port. Depois de chegar-mos lá, fomos responder a um pequeno questionário para levantar as nossas credenciais de peregrinos devidamente carimbadas e fomos para um pequene albergue onde passamos a noite. A Simpátia cidade francesa, localizada a beira do rio Nive, foi imortalizada por Paulo Coelho, no dseu livro Diário de um Mago, escrito em 1986. Nessa cidade viveu Madame Debrill, que incentivou a divulgação do caminho de Santiago e fez por 27 vezes esse mesmo percurso.











Nos primeiros dias, apanhamos muita lama e chuva, para não falar das terriveis subidas dos Pirineus (cadeias de montanhas com mais de 2500 metros de altura que separa a Espanha da França), passamos pela primeira cidades Espanhola Roncesvales, depois Larrasoana e Pamplona . Ao longo do percurso carimbamos as credenciais, conhecemos peregrinos de várias nacionalidades.Seguiram-se novas etapas, Puente de La Reina; Estela; Los Arcos; Logrono; Nájera; Belorado; San Juan Ortega; Burgos; Castrojeriz; Frómista; Carrion de Los Condes; Shangun; Mansila de las Mulas; León; Órbigo; Rabanal del Camino; Molinaseca; Villafranca del Bierzo, Cebreiro; Triacastela; Sarria; Portomarín; Palas del Rei; Arzúa e Santiago.
Durante o percurso, comemos muito bem, pois os restaurantes tem um Menu especial para peregrinos (dose reforçada) para não falar do excelente vinho tinto.Quanto ao povo Espanhol, é muito amável e receptivo para com os peregrinos, que estão devidamente identificados com a concha.
Em relação ao percurso é composto, na maior parte por trilhos de terra batida, barro, pedras, antigas calçadas romanas, penetrando constantemente em pequenas aldeias e vilas de pedra, onde o tempo parece que estagnou. Enquanto fizemos o Caminho, somos tomados por um encantamento, e temos a sensação de viver alguma coisa inteiramente nova e diferente, o tempo passa tão rápido, e é formidável o convivio nos Albergues com outros peregrinos de outras nacionalidades que apesar de não falar a mesma lingua, conseguimos comunicar com uma mistura de linguas e gestos notaveis. Passamos por lugares místicos, enigmáticos designadamente a Cruz de Ferro, Igrejas, Catedrais, Cebreiro, Albergues, Aldeia Celta, Manjarim, Foncebadón e claro a Catedral de Santiago.

O principal obstáculo foi o frio, quando chegamos ao Cebreiro, os dedos estavam roxos, mal se moviam, foi terrivel, tivemos de aquecer numa pequena fogueira, colocar sacos nas mãos e fazer-se ao caminho, pois não podiamos parar.

Nosso grupo foi impecável:
Flávio - Elemento mais novo, mais irreverente, sempre a fazer cavalinho com a sua bike, só keria fazer subidas e mais subidas.

Deni - Fotografo do Grupo, Carro de Vassoura e o Relações Públicas do Grupo.

Margarida - Sempre a abrir, nunca se cansava de pedalar; unica mulher do grupo.

Carlos - Boa pedalada, sempre em forma.
Valter - Companheiro do Bolos de Chocolate

Henrique - Companheiro da Cerveja.
Animo

Ultreia

Sem comentários: